Como tudo funciona?

  • 1. Produção de leite

    Tudo começa nas fazendas produtoras de leite, onde os fornecedores passam por uma auditoria antes de serem efetivados. A ordenha é feita alinhando a tradição mineira de produção de leite às mais modernas técnicas de assepsia. E para garantir a qualidade após a ordenha, o leite é armazenado a uma temperatura de 3,5°C.

    Os técnicos da Spamlac assistem e orientam o trabalho dos produtores rurais, para adoção de tecnologias e métodos avançados no tratamento do rebanho leiteiro; desde a higienização da ordenha e resfriamento do leite até o seu transporte para a fábrica.

  • 2. Transporte

    Após ser coletado nas, o leite é transportado por caminhões isotérmicos, que o mantém fresco e protegido durante o trajeto até a fábrica, garantindo que seja sempre entregue a uma temperatura inferior a 10°C.

    A entrada do leite na empresa segue todas as normas de padrão de qualidade exigidas, e somente é liberada após análises que comprovem suas perfeitas condições para industrialização.

  • 3. Análises

    Logo ao chegar na fábrica, o leite in natura é submetido a mais de 10 análises diferentes. Também são feitas análises sensoriais para verificação do sabor, aroma e cor.

    Após aprovado pelo controle de qualidade, o leite é liberado e novamente resfriado e estocado a temperatura inferior a 3°C. A armazenagem é feita em grandes tanques.

  • 4. Clarificação

    Processo mecânico e de força centrífuga, pelo qual se retira do leite as impurezas nele contidas.

  • 5. Padronização

    Processo de padronização do teor de gordura do leite para se ter um produto uniforme.

  • 6. Pasteurização

    Processo em que se eliminam bactérias patogênicas e atividade microbiana presentes no leite.

  • 7. Evaporação

    Processo em que ocorre a desidratação do leite, permitindo que o produto tenha um período de vida mais longo.