Como tudo funciona?
1. Produção de leite
Tudo começa nas fazendas produtoras de leite, onde os fornecedores passam por uma auditoria antes de serem efetivados. A ordenha é feita alinhando a tradição mineira de produção de leite às mais modernas técnicas de assepsia. E para garantir a qualidade após a ordenha, o leite é armazenado a uma temperatura de 3,5°C.
Os técnicos da Spamlac assistem e orientam o trabalho dos produtores rurais, para adoção de tecnologias e métodos avançados no tratamento do rebanho leiteiro; desde a higienização da ordenha e resfriamento do leite até o seu transporte para a fábrica.
2. Transporte
Após ser coletado nas, o leite é transportado por caminhões isotérmicos, que o mantém fresco e protegido durante o trajeto até a fábrica, garantindo que seja sempre entregue a uma temperatura inferior a 10°C.
A entrada do leite na empresa segue todas as normas de padrão de qualidade exigidas, e somente é liberada após análises que comprovem suas perfeitas condições para industrialização.
3. Análises
Logo ao chegar na fábrica, o leite in natura é submetido a mais de 10 análises diferentes. Também são feitas análises sensoriais para verificação do sabor, aroma e cor.
Após aprovado pelo controle de qualidade, o leite é liberado e novamente resfriado e estocado a temperatura inferior a 3°C. A armazenagem é feita em grandes tanques.
4. Clarificação
Processo mecânico e de força centrífuga, pelo qual se retira do leite as impurezas nele contidas.
5. Padronização
Processo de padronização do teor de gordura do leite para se ter um produto uniforme.
6. Pasteurização
Processo em que se eliminam bactérias patogênicas e atividade microbiana presentes no leite.
7. Evaporação
Processo em que ocorre a desidratação do leite, permitindo que o produto tenha um período de vida mais longo.